Adsense

sábado, 25 de abril de 2015

Modos de Conservação

Modos de conservação
Os frutos são frequentemente bastante frágeis, e convém consumi-los rapidamente. Eis alguns conselhos para ajudar a conservá-los.


À TEMPERATURA AMBIENTE


As maçãs e os citrinos guardam-se facilmente à temperatura ambiente durante uma semana. Tenha simplesmente em atenção não os apertar uns contra os outros, o que teria como efeito pisá-los e estragá-los rapidamente. O cesto de vime é preferível à fruteira. Conserve também os frutos vermelhos à temperatura ambiente, mas durante vinte e quatro horas no máximo, se os colocar no frigorífico prolongará a sua conservação, mas em detrimento do sabor que não suporta tal tratamento. As uvas guardam-se também à temperatura ambiente mas mais tempo, de três a cinco dias. Ponha os frutos vermelho num prato forrado com papel absorvente. As bananas e os abacates escurecem rapidamente no frio, deixe-os amadurecer à temperatura ambiente, sem qualquer precaução.
Inspecione-os todos os dias.



NO FRIGORÍFICO


Os ananases, os figos, as peras e a maioria do frutos exóticos conservam-se quatro a cinco dias no frigorífico. Coloque-os na parte inferior deste, para que uma temperatura demasiado fria não os queime tornando-os insípidos.


CONGELAÇÃO


Por vezes temos interesse em congelar certos frutos, como os ananases, os maracujás, as mangas, as peras, as papaias ou os figos. Descasque-os e tire-lhes o caroço, se necessário, a fim de recolher o sumo ou a polpa, depois coloque esse sumo ou essa polpa em recipientes herméticos e congele-os, poderá então conserva-los vários meses.
Os frutos vermelhos (framboesas, morangos, amoras e groselhas) podem congelar-se tal como os adquiriu, estenda-os numa placa e congele-os durante quatro a cinco horas, depois agrupe-os em sacos próprios para a congelação "bem fechados". Utilize-os seguidamente como frutos frescos.


COZEDURA


A cozedura numa calda de açúcar é uma boa maneira de conservar as peras vários meses. Por sua vez os damascos, os morangos ou os marmelos conservam-se em doces ou em geleias.


SECAGEM


A secagem é outros modo de conservação tradicional, podem assim guardar-se vários meses rodelas de maçã e de pera e igualmente os figos ou as bananas.


MAÇÃS SECAS


Descasque as maçãs sãs e sem pisaduras, retire o centro e as pevides com o utensílio apropriado, depois corte-as em rodelas, mergulhe-as num recipiente com água à qual terá adicionado o sumo de dois limões, escorra-as e disponha-as sobre uma grade de madeira que porá ao sol sem que as rodelas se toquem, deixe-as secas durante dois ou três dias, se necessário termine a secagem no forno a 60ªC. Desta forma as rodelas de maçã secas conservam-se durante seis meses.

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

Adsense


Mensagens populares

A minha Lista de blogues