Adsense

quarta-feira, 29 de abril de 2015

As castanhas

As castanhas
As castanhas ocupam um lugar à parte no universo dos frutos. São frutos sazonais e destingem-se sob o ponto de vista nutricional pelas suas características energéticas. As castanhas aparecem à venda no Outono e no principio do Inverno e comem-se cozidas ou assadas.
Uma vez cozidas, a sua polpa transforma-se num puré delicioso que pode ser utilizado tanto em cozinha com em doçaria. As castanhas saboreiam-se igualmente assadas no forno ou sobre as brasas.

Fruto do castanheiro que possui uma casca coreácea de coloração escura, o seu invólucro espinhoso pode conter um só fruto grande (geralmente reservado para a preparação dos marrons glacés). As castanhas podem ser compradas com a casca ou peladas, isto é, já sem casca e sem pele, compre-as desta forma para preparar puré, porque descascar castanhas cozidas é uma operação cansativa. Também podem encontrar-se à venda castanhas pré-cozinhadas embaladas em vácuo, ou congeladas, alterando significativamente o seu sabor.

Puré salgado de castanhas

PURÉ SALGADO DE CASTANHAS


Tire a casca a 1,5 kg de castanhas, coloque-as num tacho, cubra de água e acrescente um ramo de cheiros e sal, deixe-as cozer em lume moderado e tapadas durante uma hora. Escorra então as castanhas, elimine o ramo de cheiros e reduza-as em puré usando um passe-vite  de rede fina, acrescente 15 cl de natas frescas, 150 g de manteiga e rectifique o tempero. Sirva o puré o mais quente possível com ave assada ou uma peça de caça com molho "delicia".



0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.

Adsense


Mensagens populares

A minha Lista de blogues